Laudo de Insalubridade
O laudo de insalubridade tem por finalidade a averiguação e caracterização das operações em ambientes insalubres na empresa, é determinada pela Norma Regulamentadora número 15 (NR.15).
Através da análise, seguido do laudo, haverá afirmação a afirmação de trabalho sob exposição de agentes nocivos acima do limite de tolerância, (a depender do agente), carecterizando, portanto a Insalubridade.
O exercício do trabalho em condições insalubres, assegura ao trabalhador o adicional sobre o salário mínimo da região, equivalente a 40% para insalubridade de grau máximo, 20% para grau médio e 10% para grau mínimo.
O laudo poderá concluir a presença de insalubridade ou afastá-la, mas mais do que isso, poderá apresentar saídas para mudanças de processos internos da empresa ou melhorias que excluam a exposição dos agentes nocivos aos funcionários do empreendimento, o que, além de diminuir os riscos de doenças do trabalho, ainda diminuem significativamente os custos com pagamento de insalubridade
Empresa que faz Laudo de Insalubridade em São Paulo
Somos especialistas na elaboração e realização de Laudos técnicos relacionados a Segurança do Trabalho entre eles LTCAT, PGR, Laudo Insalubridade e de Periculosidade.
Nossa equipe conta com especialistas experientes e de excelente formação acadêmica em: engenharia de segurança e meio ambiente.
Caso esteja procurando uma empresa que faz o Laudo Insalubridade em São Paulo, entre em contato conosco e solicite um orçamento.
“Nossos laudos são realizados por profissionais capacitados e experientes”
Conheça mais sobre o Laudo de Insalubridade
Quanto custa o Laudo de Insalubridade em SP?
Pesquisando preço do Laudo de Insalubridade em SP?
Atendimento de qualidade, Laudos Técnicos confiáveis que atendem os orgãos governamentais, ISO 14001 e OHSAS 18001
Qual o valor do Laudo de Insalubridade em SP?
Laudos de qualidade com preço justo
Oferecemos completo apoio em Segurança do Trabalho, entre em contato conosco, solicite um orçamento (11) 2364-7900.
Qual o preço do Laudo de Insalubridade em SP?
Não seja multado
Somos especializados no atendimento do eSocial, elaboramos seus documentos e realizamos a transmissão de arquivos. Solicite seu orçamento.
O que é Laudo de Insalubridade?
O Laudo de Insalubridade é um documento que avalia se os trabalhadores de uma determinada área trabalham expostos a agentes físicos, químicos ou biológicos que são capazes de causar algum dano à sua saúde, considerando os limites máximos de tolerância estabelecidos pela legislação vigente.
O que é Adicional de Insalubridade?
É uma compensação em dinheiro concedida aos trabalhadores que exercem atividades laborais com exposição a agentes insalubres.
De acordo com o artigo 189, da CLT, podem-se considerar atividades insalubres aquelas “que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.”
Quem define os fatores geradores de insalubridade é a CLT, através da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15), do Ministério do Trabalho (MTE), que determina também quais são as atividades ou operações que têm direito ao recebimento do adicional de insalubridade, de acordo com a natureza da atividade, das condições dela, ou dos métodos do trabalho.
O laudo de Insalubridade é obrigatório?
A elaboração do Laudo de Insalubridade é obrigatória para todas as empresas cujas atividades envolvam a exposição de seus trabalhadores a agentes nocivos acima dos limites de tolerância previstos na NR-15.
O laudo de Insalubridade tem validade?
A portaria Norma Regulamentadora 15 (NR.15), não determinam uma validade para este laudo, mas sua elaboração é obrigatória para se fundamentar ou mesmo descaracterizar a insalubridade.
Em regra, uma nova avaliação deverá ser feita quando houver alterações no ambiente de trabalho da empresa ou quando ela iniciar o exercício de nova atividade que possa vir a expor os empregados a alguns dos agentes insalubres citados na NR 15.
Se as informações já presentes em um laudo de insalubridade se mantiverem exatamente as mesmas, não há, a rigor, a necessidade de se elaborar um novo laudo.
O laudo de Insalubridade também se faz necessário para atestar que determinada atividade não expõe o empregado a agentes insalubres.
Se um empregado “abrir uma reclamação trabalhista” contra a empresa, por exemplo, acusando-a de não lhe ter pago o adicional de insalubridade, a empresa deverá provar, através do referido laudo, que aquele empregado não estava exposto a nenhum agente insalubre durante o exercício de suas atividades.
No Laudo de Insalubridade o que é analisado?
O Laudo de Insalubridade analisa a concentração ou intensidade, natureza e tempo seguro de exposição a agentes nocivos à saúde conforme os limites de tolerância estabelecidos pela NR-15.
O resultado varia de acordo com as características específicas de cada ambiente de trabalho, mas pode incluir nível de ruído, exposição ao calor, radiações ionizantes, concentração de agentes químicos e outros.
Quem pode fazer e assinar o Laudo de Insalubridade?
O Laudo de insalubridade é um documento que toda empresa precisa providenciar para estar em harmonia com as exigências legais trabalhistas. O laudo deve ser elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho, conforme o artigo 195 da CLT.
O documento visa a verificação da existência de riscos no ambiente de trabalho. Com ele é possível identificar se é devido o pagamento dos adicionais por insalubridade para determinadas atividades laborais.
O laudo de insalubridade qualifica uma atividade laboral como sendo insalubre sob o ponto de vista da legislação trabalhista. Assim, são insalubres as atividades que trazem risco para a saúde do trabalhador.
As medições realizadas para verificação da existência de insalubridade avaliam a realidade ambiental e a intensidade em que ocorrem suas manifestações. Sendo assim, são avaliadas situações como: ruído, calor, frio, umidade, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, poeiras, agentes químicos e agentes biológicos.
Essas condições são avaliadas e quantificadas e os resultados são comparados com os limites de tolerância conforme os Anexos da NR 15. Se o limite de tolerância ultrapassar os valores em qualquer das variáveis analisadas, a atividade é considerada insalubre.
O adicional por insalubridade pode ser concedido em três valores diferentes, de acordo com a intensidade da condição a que se submete o trabalhador. Assim, será de 10%, 20% ou 40% do valor do salário-mínimo.
O laudo de insalubridade deve ser realizado por empresa especializada de Segurança de Trabalho. E vale lembrar, que o documento é responsabilidade do empregador.
Qual o preço do Laudo de Insalubridade em SP
Os valores para elaboração do Laudo de Insalubridade, em regra variam, de acordo com o número de colaboradores e o grau de risco da empresa, número de pontos de avaliação quantitativa, deslocamento, dentre outros fatores que impossibilitam estabelecer um valor fixo de cada Laudo de Insalubridade.
Antes de mais nada é importante fazer uma cotação de preço, e obter orçamentos diferentes para elaboração do seu Laudo de Insalubridade e assim avaliar o melhor custo benefício.
Se por ventura sua necessidade neste momento seja a compra ou contratação de serviço para aquisição do Laudo de Insalubridade de sua empresa, entre em contato conosco, estamos sediados em Interlagos, zonal sul de São Paulo, este bairro fica bem próximo a Santo Amaro, Jurubatuba, Chácara Santo Antônio e etc. solicite seu orçamento, temos o melhor preço de Laudo de Insalubridade em São Paulo.
Preço
- PGR
- LTCAT
- Laudo de Insalubridade
- Laudo de Periculosidade
Condicionantes para o preço ofertado:
Laudos para Zona Sul de SP. Até 10 avalições de ruído, análises qualitativas;
Não incluso neste preço: Outras análises de agentes químicos ou físicos.